O aprendizado infantil abrange qualquer mudança na forma de sentir, pensar ou agir que seja duradoura. Isso pode acontecer em todos os momentos, na escola e em casa. Nesse contexto, entre as maneiras mais completas de agregar (e muito) no desenvolvimento da criança é ensinar através da leitura. Quer saber como estimular o seu filho a ler e qual a sua importância? Acompanhe o post!
Escrever, pensar, perceber sons/estímulos visuais, entender símbolos, ter sentimentos e reconhecer a face do outro fazem parte das funções do cérebro. O aprendizado infantil é a conexão de todos esses atos, com o objetivo de desenvolver uma criança para o futuro.
3 estágios que compõem o aprendizado infantil
Esse assunto já foi amplamente debatido por filósofos e psicólogos, entre eles Jean Piaget, Sigmund Freud e o brasileiro Paulo Freire. Para entender mais a frente como o aprendizado infantil se relaciona com a leitura, vamos exemplificar o que representa cada estágio da infância. Confira abaixo:
1. Sensório-motor: até os dois anos de idade o bebê descobre os estímulos sensoriais e os movimentos. Atividades educativas nessa fase incluem toda a sorte de estímulo aos sentidos, como visão, tato, paladar;
2. Pré-operatório ou simbólico: de 2 a 7 anos, a criança aprende a falar e passa a desenvolver suas relações interpessoais;
3. Operatório concreto: de 7 a 12 anos, criança já é capaz de imaginar situações fora do mundo que ela conhece e também de se colocar no lugar dos outros, tornando-a mais sociável e empática.
Como você pôde perceber, cada etapa tem um ponto crucial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social do seu pequeno. O aprendizado infantil acontece de forma intuitiva e natural, por meio de atitudes vindas dos pais e da escola, assim como o ensinar através da leitura.
Benefícios da leitura na infância
A leitura adequada aliada às atividades corretas gera resultados incríveis. Seja de contos, livros, quadrinhos ou revistas, são muitos os benefícios. Ensinar através da leitura é fundamental para desenvolver habilidades cognitivas e de comunicação do seu filho!
O recomendado é que haja espontaneidade na leitura, não há necessidade de forçar a criança. Uma excelente alternativa é tornar esse momento parte da rotina do seu pequeno, assim, será ainda mais natural o aprendizado infantil.
Guia prático de como implementar no aprendizado infantil
Mas você deve estar se perguntando: “quais tipos de livros posso utilizar?”. Fizemos uma seleção de dicas que vão estimular o aprendizado infantil, para crianças de 0 a 6 anos:
- 0 a 1 ano
Explore livros de borracha/plástico, represente com gestos ou a voz a figura que estiver mostrando, imite os sons que o bebê faz e observe sua reação.
- 1 a 2 anos
Incentive que ela faça o som de determinado animal, sorria e responda quando a criança falar ou apontar, nomeie e demonstre ações e emoções das histórias, deixe seu filho virar as páginas do livro.
- 2 a 4 anos
Fale sobre os sentimentos dos personagens e pergunte se a criança já sentiu aquilo, mostre como as coisas que acontecem nos livros são parecidas com a vida real, dê espaço para seu pequeno comentar sobre alguma figura ou palavra.
- 4 a 6 anos
Converse de forma espontânea sobre os assuntos abordados no livro, siga a leitura com o dedo, para que a criança possa acompanhar visualmente as letras.
Criatividade e imaginação entram em cena
Ouvir histórias estimula a imaginação e a criatividade, além de aumentar a habilidade de se comunicar. Ensinar através da leitura aprimora as capacidades criativas, de imaginação e sensibilidade para a arte e a cultura das crianças.
Tudo o que a criança vê, sente, ouve, toca e experimenta passa a fazer parte de suas referências. A partir desse aprendizado infantil, ela começa a se posicionar como um indivíduo ativo em sua família, escola e, mais tarde, na comunidade.
Livro ‘Tenho Monstros na Barriga’
O livro ‘Tenho Monstros na Barriga’, escrito por Tonia Casarin, conta a história de Marcelo que sente “várias coisas” e não sabe o que significa, os chamados ‘monstrinhos’. Ele possibilita um espaço de discussão sobre os sentimentos dentro de casa, disponível em duas edições – tanto o exemplar físico quanto na versão kindle.
Alegria, Tristeza, Raiva, Medo, Coragem, Curiosidade, Amor, Solidão, Inveja, Vergonha e Saudade são alguns dos sentimentos retratados nas histórias. Essa é a oportunidade perfeita de você brincar com seu pequeno e estimular a criatividade no aprendizado infantil!
Ensinar através da leitura é uma ótima maneira de estimular o aprendizado e desenvolvimento infantil e, de quebra, proporcionar deliciosos momentos em família. Deixe nos comentários se você tem feito a leitura com seu pequeno e como está sendo a experiência!