A mágica do aprendizado ocorre em todos os momentos, em todas as trocas e não apenas na escola, mas também em casa.
Embora a escola ocupe a função de transmitir conhecimento aos pequenos, o trabalho da aprendizagem é muito mais abrangente que as teorias na sala de aula.
Por isso, devemos reforçar a importância dos pais em estimular a aprendizagem das crianças fora da escola. Vamos entender formas de fazer isso? Confira.
A participação dos pais no estímulo à aprendizagem
Você sabia que as crianças são estimuladas desde cedo? Isso acontece por meio de interações do pequeno com experiências trocadas – a todo momento – com as pessoas ao redor e da observação.
A aprendizagem nada mais é do que qualquer mudança na forma de sentir, agir ou pensar que seja relativamente duradoura.
Por isso, o seu incentivo é muito valioso para o seu filho, pois será fundamental em todos os contextos da criança, principalmente em características de valores, autoconhecimento e comunicação.
Como podemos fazer isso?
É preciso lembrar que a troca de conhecimento e o incentivo acontece em qualquer momento: 24 horas, por 7 dias. Você pode fazer isso diretamente e de forma lúdica, como:
– Jogos educativos; quebra-cabeça ou jogo da memória, que incentivam a memorização e o raciocínio;
– Leitura de livros para desenvolver a fala e a escrita;
– Brincadeiras ao ar livre para desenvolver coordenação motora e social;
– Atividades musicais e teatrais para incentivar a imaginação.
5 formas de estimular a aprendizagem da criança fora da escola
Como mencionamos, o jeito mais seguro é o estímulo lúdico, como atividades criativas, brincadeiras ou um passatempo entre pais e filhos. Assim, garante maior motivação e enriquece o processo de aprendizagem do pequeno.
1) Momentos em família
São ótimos para o pequeno entender os hábitos e a rotina de vocês. Conversem juntos, compartilhem novidades e valores!
Fora de casa, aproveite o tempo com o seu filho para idas ao museu ou parque, leiam livros, brinque de teatro ou qualquer atividade que possam relaxar e se divertir juntos.
2) Repetição do conteúdo escolar
Rever esse conteúdo fora da sala de aula promove maior assimilação. O ideal é que você consiga passar o que foi aprendido usando suas palavras, em um contexto diferente. Insira esse conteúdo em jogos, desenho ou até mesmo contanto o que foi aprendido.
3) Cozinhe com seu filho
Nada mais delicioso que compartilhar desses afazeres com os pequenos, eles adoram!
Aproveite para ensinar matemática e química, pois além de estimular no aprendizado, o pequeno irá praticar a coordenação motora e criar vínculos reais com a família e amiguinhos.
4) Organização
Envolva seu filho nas tarefas de casa ou de rotina, para que ele tenha o senso de pertencimento, trabalho em equipe e ainda desenvolver responsabilidade.
5) Pratique o ócio criativo
Por que não deixar seu filho lidar com o tédio? São nesses momentos que a criatividade surge. Isso o ajudará a aprender a esperar e a criar algo para brincar.
Seu estímulo é o mais valioso para o pequeno!
Reforçando: mesmo que a escola desempenhe a função de educar e transmitir conhecimento, é seu papel estimular a aprendizagem do seu filho de todas as formas possíveis.
Aproveite as oportunidades para estar com o seu pequeno e incentivar sempre o conhecimento dele, dentro e fora da escola. Não se esqueça, você é a chave principal para o desenvolvimento e crescimento do seu filho.
O que achou do conteúdo? Deixe o seu comentário!