Minha rotina em uma KIPP School

Mas nada tirava minha vontade de pegar minha bicicleta, pegando o vento gélido no rosto, para ver aquelas crianças.

Estagiei durante 6 meses em uma KIPP School no Harlem. Acordava todos os dias às 6 da manhã, com chuva ou sol. Ou melhor, neve ou não. Era inverno e o inverno de Nova York é particularmente rigoroso. Mas nada tirava minha vontade de pegar minha bicicleta, pegando o vento gélido no rosto, para ver aquelas crianças.

A KIPP é uma organização que administra 162 escolas nos Estados Unidos e é responsável por um total de 58.000 alunos. Essa escola é apenas uma das escolas da organização, cujo modelo é de uma charter school. Simplificando, uma charter school é uma escola que recebe financiamento público, mas atua de forma independente. A escola é comunitária e privada, cuja gestão é feita por uma organização sem fins lucrativos (kipp.org), que recebe alunos gratuitamente e é financiada pelo governo, além de receber contribuições privadas.A escola que fiz estágio era apenas uma delas, a KIPP Infinity.

Todo o modelo da KIPP School é fundamentada na pesquisa doDr. Martin Seligman da UPenn e do falecido Dr. Chris Peterson, considerados os pais da Psicologia Positiva. Junto com o trabalho de Dr. Angela Duckworth a KIPP tem uma abordagem baseada em sete características que são preditivos de sucesso a longo prazo, vidas felizes e bem-sucedidas e bem-estar:entusiasmo, persistência, otimismo, auto-controle, gratidão, inteligência social e curiosidade.

Todos os dias, desde o começo da aula até meio-dia, eu ajuda a professora Ms. Leyla Bravo com as aulas de character skills – as 7 habilidades descritas acima. Essa era a primeira escola em que se pilotava aulas desse tipo na KIPP. O objetivo era ensinar habilidades não-cognitivas para as crianças de quinto e sexto anos.. Em todo o sistema, essa características são parte da cultura da escola e estão integradas com o currículo das outras matérias. Por exemplo, em uma aula de interpretação de texto, o professor solicitava que os alunos identificassem qual característica tinha o personagem principal. E mais, qual a evidência no texto que fazia com que eles soubessem que aquele personagem era curioso, por exemplo.

As aulas duram entre 20 e 30 minutos. O objetivo é discutir cada característica daquela, a importância, como pode mudar nossas atitudes e como podemos aprender estratégias para lidar com a vida. As crianças adoram as aulas e estavam sempre engajadas nos temas propostos. E elas mesmo me diziam que aquelas aulas as ajudavam não só na escola, mas também em casa. Eram habilidades que iam levar para a vida toda.


Veja aqui um vídeo da Dr. Angela Duckworth sobre persistência.


Um pouco das descrições das 7 características da KIPP School e seus comportamentos correspondentes:

ENTUSIASMO: abordar a vida com entusiasmo e energia ; sentir-se vivo e ativo

Comportamentos: Participa ativamente; mostra entusiasmo; revigora outros

AUTO- CONTROLE: regular o que se sente e faz; ser auto-disciplinado

ComportamentosVai para a aula preparado; presta atenção e resiste a distrações; lembra e segue as instruções; começa a trabalhar de imediato, em vez de procrastinar; mantém a calma mesmo quando criticado; permite que os outros falem, sem interrupção; é educado com todos; mantém seu temperamento sob controle.

GRATIDÃO: ser consciente e grato (a) por oportunidades que se tem e pelas coisas boas que acontecem

Comportamentos: Reconhece e demonstra apreço pelos outros; reconhece e demonstra apreço por suas oportunidades

CURIOSIDADE: ter interesse em experiências e em aprender coisas novas para o seu próprio bem; achar coisas novas fascinantes

Comportmentos: Fica ansioso para explorar coisas novas; faz perguntas e solicita respostas para aprofundar sua compreensão; ouve ativamente os outros

OTIMISMO: espera o melhor no futuro e trabalha para alcançá-lo

Comportamentos: Recupera-se de frustrações e reveses rapidamente; acredita que o esforço vai melhorar seu futuro

PERSISTÊNCIA: terminar o que começa; completa uma tarefa ou projeto apesar dos obstáculos; uma combinação de persistência e resiliência.

Comportamentos: acaba tudo o que começa; se esforça muito, mesmo depois de experimentar o fracasso; funciona de forma independente com foco no objetivo.

INTELIGÊNCIA SOCIAL: estar consciente dos motivos e sentimentos de outras pessoas e de si próprio, em grupos pequenos e grandes.

Comportamentos: Capaz de encontrar soluções durante os conflitos com os outros; demonstra respeito pelos sentimentos e perspectiva dos outros; sabe quando e como incluir outros

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...