O psicólogo americano Paul Ekman fez um estudo na década de 70 e compilou emoções de acordo com suas microexpressões faciais.Sua lista resultou em 6 emoções básicas, que estariam presentes em todas as culturas e seriam facilmente identificadas universalmente: desgosto, medo, raiva, alegria, tristeza e surpresa.. Além disso, René Descartes também elaborou uma lista de emoções em sua obra “As Paixões da Alma” de 1649: admiração, amor, ódio, desejo, alegria e tristeza.
As 8 emoções
No meu livro Tenho Monstros na Barriga, escolhi 8 emoções que minha experiência mostrou que são bastante vivenciadas pelas crianças. E é sobre elas que vou falar aqui, para ajudar a conversar com seu filhos sobre elas.
Alegria
Alegria é brincar. É ver o mundo todo colorido e mostrar um sorriso largo no rosto. É ter a sensação de felicidade. É ver alguém que a gente ama gargalhando e conquistando suas vitórias. É sentir o quentinho do seu abraço.
Tristeza
Tristeza é quando as coisas não acontecem exatamente como gostaríamos. É ter vontade de chorar. É sentir as lágrimas caindo. É sentir a falta de energia. É não querer falar. É ficar cabisbaixo. É ficar no nosso canto para sairmos de lá mais fortes depois.
Ciúme
Ciúme é desconfiar de que a pessoa que você gosta muito não quer ficar perto de você. É você gostar tanto de uma pessoa que você não quer dividir ela com ninguém. É querer seus amigos só para você. É não querer dividi-los com ninguém.
Medo
Medo é ficar retraído. É ficar paralisado. É perder os sentidos por alguns instantes. É pensar que você não consegue. É esquecer da sua força. É se preparar para escapar de perigos.
Coragem
Coragem é quando uma força interna cresce e se mostra capaz de vencer o medo. É lembrar dos seus super-poderes e enfrentar o medo. É agir com o coração. É lembrar que nada é impossível.
Orgulho
Orgulho é a vontade de subir no pódio no lugar mais alto. É lembrar das dificuldades que teve que superar. É alcançar o resultado que queria. É estufar o peito. É querer ganhar uma medalha pela conquista. É querer premiar-se. É ter vontade de elogiar a si próprio.
Raiva
Raiva é quando o corpo esquenta. É quando o sangue ferve. É ter vontade de mostrar para o mundo o tamanho da sua força.
Curiosidade
Curiosidade é ser invadido por perguntas. Inundado por aquela sensação de querer saber mais e mais. É se interessar de forma genuína. É relembrar que aprender é muito divertido.