Ficar com vergonha na hora de ir na festinha da escola nova , quando a professora pergunta alguma coisa que a criança não sabe responder ou até mesmo quando faz alguma besteira é algo comum. Afinal, é nessas situações comuns que que ela se sente mais insegura e vulnerável. Mas como ajudar a criança tímida quando ela se sente paralisada por esse sentimento?
Seu filho é uma criança tímida? Descubra como auxiliá-la a lidar com essa característica:
Quando a criança começa a ser tímida?
A criança tímida começa a sentir vergonha por volta dos 2 anos de idade. O objetivo claro dessa emoção é equilibrar o comportamento infantil e dar a ela uma ideia de como se sente nos ambientes em que frequenta.
É uma forma dos pequenos começarem a ter a noção de que são cidadãos. Essa emoção é necessária à educação, mas, muitas vezes, torna-se abusiva dentro desse contexto. E aí começam os problemas com relação à vergonha.
O melhor “remédio” para lidar com a criança tímida é empoderá-la e mostrar do que ela é capaz, dar feedbacks positivos em relação aos comportamentos dela e fornecer um ambiente seguro para que ela se sinta aceita independente das expectativas dos outros. Aumentar a confiança da criança é um ingrediente fundamental para ajudar seu filho a superá-la.
Como ajudar a criança tímida?Abaixo vamos dar algumas dicas de como ajudar as crianças a lidar com o monstrinho da vergonha:
- Apoie seus filhos nas situações de mudança, fornecendo-lhes segurança sem superproteção: a criança precisa sentir motivação para superar obstáculos;
- Promova sua autonomia e independência: é normal que a criança tímida seja insegura. Incentive-a a fazer coisas novas sem fornecer ajuda;
- Evitar fazer comparações com os outros: esse tipo de situação só alimenta a insegurança e a inveja;
- Mostre à criança como as recompensas são maiores que os riscos: conte histórias sobre como conheceu seus amigos e use antigos álbuns de fotos, por exemplo. Comprove a ela que o risco valeu a pena por tudo o que você conquistou;
- Incentive a ajudar os outros: quando você envolve a criança na realização de pequenas tarefas para alguém que esteja precisando, ela se sentirá útil, valorizada e menos inibida;
- Elogie os comportamentos construtivos dos pequenos: assim, ela se sentirá confiante sobre as coisas que faz.
Por fim, mostre à criança tímida que a vergonha é algo natural e, como qualquer outra emoção, podemos aprender a administrá-la adequadamente!
Se você deseja aprender mais sobre como cuidar das emoções, se inscreva no curso Emoções em Família e continue acompanhando os posts no blog e o Facebook para receber dicas sobre como lidar com esses monstrinhos!