Você já ouviu falar no termo soft skills? Essas habilidades são ferramentas essenciais para o desenvolvimento socioemocional e muito valorizadas na vida adulta, como nas relações pessoais e profissionais.
E por que isso deve ser ensinado às crianças desde cedo? Para entender os motivos e a importância das soft skills, confira o post completo!
O que são as soft skills?
O conceito refere-se ao conjunto de habilidades relacionadas ao comportamento e atitudes não cognitivas que emoldam como a pessoa interage socialmente. São inúmeras as habilidades desenvolvidas nas soft skills:
– Ética;
– Liderança;
– Tomada de decisão;
– Persuasão;
– Resiliência;
– Foco;
– Proatividade;
– Empatia;
– Criatividade;
– Boa resolução de conflitos;
– Autocontrole.
Diferente das hard skills, que são desenvolvidas a partir de aprendizados técnicos e de conteúdos, as soft skills são adquiridas por meio das experiências práticas de maneira multidisciplinar, ou seja, aliando o conhecimento de diferentes áreas.
Como funcionam?
Antes de tudo, você precisa entender que essas habilidades são visíveis para determinadas pessoas, mas isso não impede que outros possam praticá-las ou ser potencializadas para todos.
Além disso, as soft skills são facilitadoras das relações. Em trabalho de grupo, por exemplo, permite que os alunos saibam racionalizar a situação e contribuir para as resoluções. Isso acontece quando um membro exerce a posição de liderança e usa sua comunicação para envolver os demais integrantes.
O aluno quando possui a habilidade de liderança, percebe a carência do grupo e assume a responsabilidade de liderar. Ao mesmo tempo, garante que o processo envolva a participação de todos os colegas, no mesmo grau de importância.
Por que desenvolver as softs skills na infância?
Já sabemos que a infância é a fase ideal para a construção de hábitos e atitudes para o desenvolvimento do pequeno. Por isso, é um motivo que devemos considerar para começar a trabalhar tais competências.
As soft skills são obtidas a longo prazo nas quais exigem bastante treinamento, práticas diárias, resoluções de conflito e interações sociais constantes. Então, por que não começar o processo quanto antes? Desse modo, é fundamental aplicá-las durante a educação infantil e aprimorar regularmente.
8 formas de trabalhar as soft skills na escola
Educador, existem maneiras simples de desenvolver as soft skills dos seus alunos. Lembrando que os pais também devem incentivar a participação dos seus filhos nessas atividades. Veja abaixo como trabalhar as habilidades dentro e fora de sala:
1) Promova a interação entre as crianças;
2) Estimule atividades em grupo;
3) Incentive a diversidade em sala;
4) Faça projetos multidisciplinares e voltados para a comunidade externa;
5) Inclua oficinas culinárias, atividades artísticas ou instrumentos musicais;
6) Pratique o autoconhecimento, com meditação;
7) Crie debates e mesas redondas;
8) Participe de jogos e esportes coletivos.
Parceria entre pais e escola!
Sim, precisamos reforçar a união entre pais e educadores no processo de aprendizagem das crianças. Embora a escola desempenhe a função primordial da educação, os pequenos também sempre devem praticar em casa!
Por isso, aos pais, fiquem atentos às atividades fornecidas pelos educadores, incentivem a participação dos seus filhos em qualquer tarefa que for desenvolvida. Acredite, as soft skills só trará vantagens para a vida do seu pequeno.
Deseja se aprofundar e ficar expert nas habilidades socioemocionais? Indicamos dois cursos excelentes da Tonia Casarin, seja você educador, mamãe ou papai. Confira Competências Socioemocionais para Educadores ou Emoções em Família.
Bons estudos!
O que achou do nosso conteúdo? Deixe seu comentário! 🙂