A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o conjunto de conhecimentos que todas as instituições públicas e privadas do ensino básico brasileiro devem seguir. Com isso, todos dos estudantes (ou, pelo menos, a maior parte deles) terão a oportunidade de receber o mesmo tipo de aprendizagem, independentemente de onde estiver.
Esse conhecimento deve proporcionar aos alunos as 10 competências da BNCC, que indicam as habilidades que os estudantes devem aprender durante o ensino básico. Segundo o documento, as competências “consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento” para todos os alunos.
Quer saber mais sobre as 10 competências da BNCC? Neste post, vamos abordar detalhadamente cada uma. Confira:
Quais são as 10 competências da BNCC?
Conheça as 10 competências da BNCC e entenda como são aplicadas no ensino básico:
1. Conhecimento
Do que se trata, segundo a BNCC: valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Objetivo: a competência fomenta à ação do indivíduo. O aluno não seria apenas quem assimila a informação, mas também um agente. Resumindo, ele reflete sobre o que aprende e coloca em prática para a construção de um mundo melhor.
2. Pensamento científico, crítico e criativo
Do que se trata, segundo a BNCC: exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Objetivo: fazer com que o aluno raciocine, questione, analise criticamente e busque por soluções inovadoras.
3. Repertório cultural
Do que se trata, segundo a BNCC: valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Objetivo: manter contato com as artes e a cultura para, assim, também produzir e fomentar arte e cultura local.
4. Comunicação
Do que se trata, segundo a BNCC: utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Objetivo: entender diversas linguagens (tanto escritas quanto orais) para se comunicar, aprender e compartilhar conhecimento.
5. Cultura digital
Do que se trata, segundo a BNCC: compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Objetivo: fazer com que o aluno domine as tecnologias para se informar, aprender, comunicar-se, produzir e compartilhar conhecimento. Com isso, possa fazer bom uso tanto na vida pessoal quanto na coletiva.
6. Trabalho e projeto de vida
Do que se trata, segundo a BNCC: valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Objetivo: ter autonomia e disciplina para trabalhar com aquilo que realmente acredita, sem ferir a ética. Estar ciente da responsabilidade do seu trabalho na vida em sociedade.
7. Argumentação
Do que se trata, segundo a BNCC: argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
Objetivo: capacitar o aluno para a construção de argumentos e respostas concretas, com base em dados confiáveis e que respeitem a ética, os direitos humanos e a sustentabilidade.
8. Autoconhecimento e autocuidado
Do que se trata, segundo a BNCC: conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo- se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Objetivo: proporcionar ferramentas de autoconhecimento para que o aluno possa refletir e cuidar de sua saúde física e mental.
9. Empatia e cooperação
Do que se trata, segundo a BNCC: exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Objetivo: aqui, o cuidado é com o próximo. Ter empatia, responsabilidade sobre o que fala, colaborar com o coletivo e ter respeito pelas diferenças.
10. Responsabilidade e cidadania
Do que se trata, segundo a BNCC: agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Objetivo: desenvolver a consciência do aluno de que ele é um agente para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e solidária.
Você já pensou em como trabalhar as 10 competências da BNCC durante as aulas? Como acha que elas são assimiladas pelos estudantes? Deixe seu comentário aqui embaixo!