Nossas primeiras experiências com o mundo marcam o início do nosso desenvolvimento emocional. Por isso é tão importante “regar” e compartilhar o amor com as crianças!
Você sabia que hoje é o Dia do Amor? Nossas primeiras experiências com o mundo marcam o início do nosso desenvolvimento emocional. Por isso é tão importante “regar” e compartilhar o amor seus filhos! E sabe qual a melhor maneira de fazer isso? Alimentando o amor de criança!
Filhos crescem rápido, portanto temos que aproveitar a fase da infância. Veja como aproveitar o amor de criança da melhor maneira possível:
Amor de criança: como alimentá-lo?
Cultivar o amor de criança é algo simples, mas deve ser feito constantemente. Afinal, seu filho precisa perceber o sentimento vindo dos pais. Veja como demonstrá-lo no dia a dia:
Demonstrações simples de afeto
Alguns minutos a mais de brincadeira no parque, um sorvete depois da escola, um colo oferecido em um momento de medo, o olho no olho na hora de elogiar uma atitude bacana ou uma risada bem-humorada quando tudo dá errado.
Essas demonstrações, aparentemente simples, são repletas de carinho e afeto que moldam nossa personalidade na infância e servem como efeito protetor contra a ansiedade e outras doenças mais tarde.
Ambiente familiar saudável
O amor é fundamental para a criança se sentir aceita. O ambiente seguro e criado com muito amor influenciará no seu comportamento ao longo da vida.
A criança poderá ter mais ou menos resistência às frustrações, ser capaz de compreender com maior facilidade o teor de um problema complexo e de se adaptar em um mundo competitivo e desafiador.
Isso porque o ser humano não nasceu para ser sozinho. Portanto, a criança precisa reconhecer sua casa como um ambiente seguro, em que ela possa ser ela mesma e desenvolver habilidades socioemocionais básicas para a convivência em sociedade.
Como o amor influencia cada fase da criança?
Para você compreender um pouco melhor o poder desse sentimento, montamos um quadro demonstrando sua importância em cada fase do desenvolvimento infantil:
Como você pode notar, em cada fase a criança recebe benefícios diferentes proporcionados pelo amor. No entanto, é possível notar dois fatores sempre presentes: a sensação de segurança e a promoção da autoconfiança. Ambos são essenciais para um desenvolvimento saudável.
Diante de tantos benefícios, aproveite o dia do amor para expressar esse sentimento tão nobre pelo seu filho ou por alguma criança próxima! É por meio de gestos aparentemente despretensiosos que formamos cidadãos mais confiantes, alegres, otimistas e respeitosos.
Não deixe essa oportunidade passar! O amor deve ser cultivado todos os dias. Abrace, beije e demonstre seu carinho pelo seu filho!
O que você faz para cultivar o amor de criança? Deixe seu comentário no post!