A pandemia do novo coronavírus trouxe diversas mudanças significativas para a população global, principalmente para a educação. Por isso, você, professor, já pensou em como manter a disciplina nas aulas virtuais?
A geração atual não possui dificuldades para lidar com o mundo virtual. Entretanto, quando falamos de aulas online e crianças, é necessário muito planejamento e organização para atrair a atenção de seus alunos.
Vamos saber como você pode preparar uma boa aula e garantir a disciplina dos seus pequenos alunos? Confira abaixo.
Novos caminhos para a educação infantil
Notamos o quão drástico e rápido todos os nossos hábitos mudaram diante da pandemia da Covid-19. Na educação, a crise afetou significamente a rotina de professores e alunos, que passaram a frequentar suas aulas no modo virtual.
Segundo a UNESCO, estima-se que 1 bilhão de alunos de todo o mundo terão que ficar em casa por semanas e meses. Um cenário que pegou não só famílias de surpresa, mas também o corpo pedagógico.
Pensando no lado dos educadores, novos desafios também surgiram, como alteração na grade, no planejamento e na aplicabilidade do conteúdo para reforçar a disciplina nas aulas virtuais.
Reforce o monitoramento dos pais
Essa orientação vale não só para o presencial, mas especialmente para o online. A participação dos pais durante a aprendizagem da criança é fundamental no desenvolvimento, além de ajudar a manter a disciplina.
Por isso, os professores devem reforçar o contato e a monitoramento dos pais durante as aulas on-line. Já mencionamos em nosso blog como a família pode estar mais inserida e a relevância da parceria entre pais e escola nesse processo.
6 formas do educador garantir a disciplina nas aulas virtuais
O ensino online não deve ser subestimado. Sabemos que existe uma grande diferença entre a educação presencial e virtual, mas tudo demanda de um bom planejamento e iniciativas criativas que cativem a aprendizagem das crianças.
Veja abaixo como endossar a disciplina nas aulas virtuais.
1) Prepare bem as suas aulas
O conteúdo no ambiente online tende a ser repassado de maneira rápida, por isso, prepare bem suas aulas e pense em formas de chamar a atenção dos seus alunos para o material.
2) Seja criativo
Não se engane, o professor também precisa aplicar sua criatividade nas aulas virtuais. Para isso, você pode oferecer vídeos, animações, simuladores e jogos educativos. Além de oferecer o conteúdo de forma inovadora, irá atrair o interesse do aluno.
3) Reduza o currículo
Nesses momentos, a ideia do “menos é mais” se aplica aqui. Ninguém vai conseguir reproduzir oito disciplinas oferecidas nas salas de aula em casa. Por isso, não tente acelerar as aulas para dar todo o material, pois não é garantia de aprendizado.
4) Encoraje a participação das crianças
Faça com que os seus alunos sintam vontade de participar das aulas. Incentive as perguntas e os levantamentos a respeito de pontos que eles julgarem. Em caso de aulas gravadas, o professor pode oferecer um espaço para interação e tirar dúvidas, como os fóruns.
5) Contextualize o conteúdo
Relacionar o conteúdo ministrado com situações do cotidiano são ótimos para atrair a atenção dos seus alunos. Essa aproximação com a realidade fará com que eles vejam a aplicabilidade do conteúdo para o seu dia a dia.
6) Questione os alunos sobre o conteúdo
Assim como em uma aula presencial, é fundamental questionar os alunos sobre o conteúdo. Pergunte se há dúvidas, se compreenderam de maneira adequada ou se desejam comentar o que foi abordado. Mostre-se presente e aberto à comunicação!
Aprender é construir conhecimento, não absorvê-lo!
Lembre-se, o conhecimento é todo constituído pelo aluno, ou seja, é uma interpretação do que ele ouve, vê e experimenta. A criança deve usar o potencial das ferramentas on-line e offline para construírem suas teorias e explicações.
O meio digital ainda transparece dúvidas acerca da sua qualidade diante da educação. Por isso, você, professor, é a chave principal para essa mudança! Incentive a disciplina nas aulas virtuais e ofereça conteúdos que possam ser absorvidos efetivamente.
Para aperfeiçoar seu conhecimento como educador, aproveite o curso Competências Socioemocionais para Educadores, da Tonia Casarin. Bons estudos!
O que achou do conteúdo? Deixe o seu comentário!