A importância da leitura na educação infantil – Tonia Casarin

A importância da leitura na educação infantil vai muito além do desempenho escolar. Você sabia que que o hábito fortalece o vínculo entre pais e filhos? Durante os primeiros anos, a criança está aprendendo não só a falar, adquirir coordenação motora ou andar, mas também a desenvolver as aptidões necessárias para lidar com novos sentimentos, como medo, alegria ou raiva.

Por meio das histórias, ela será afetada pela empatia despertada pelo personagem. O livro é um grande elo entre pais e filhos, servindo como ferramenta para o diálogo, aprendizagem além de um ser um momento de carinho e afeto. Ainda não está convencido sobre a importância da leitura na educação infantil?

Neste post, vou mostrar 10 benefícios que você poderá perceber no dia a dia com a criança:

Menina aprendendo com o pai a importância da leitura na educação infantil.

Qual a importância da leitura na educação infantil?

Confira 10 benefícios que mostram que ler pode ser um remédio

  1. desperta a empatia, o que gera uma reflexão para a criança e estimula seu desenvolvimento emocional;
  2. aumenta a capacidade de concentração e atenção;
  3. estimula a criatividade, as habilidades linguísticas e de memória, e o conhecimento dos pequenos;
  4. amplia o vocabulário;
  5. ajuda no desenvolvimento da linguagem tanto escrita quanto oral;
  6. aumenta a habilidade da escuta ativa;
  7. estimula a imaginação e aguça a curiosidade;
  8. provoca o senso crítico da criança;
  9. ampliam várias conexões cerebrais que despertam hormônios do prazer e do relaxamento;
  10. ajuda a criança a relaxar e a dormir melhor.

Por que desenvolver o hábito da leitura nos pequenos?

Os pais são os principais modelos e exemplos das crianças, por isso mostrar interesse e estimular a contação de histórias é fundamental para que as crianças despertem o encanto pela leitura.

Avô ensinando a importância da leitura na educação infantil ao neto.

Segundo a 4ª Edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, promovida pelo Instituto Pró-Livro e realizada pelo Ibope, existe uma conexão direta entre os leitores ativos e o fato dos pais terem lido para eles durante a infância. De acordo com a pesquisa, cerca de 26% dos leitores afirmaram que suas mães “sempre” liam. O percentual é mais que o dobro do registrado entre os “não leitores” (12%). Mesmo para quem afirmou que a mãe costumava ler “às vezes”, os resultados indicam um efeito positivo para o grupo dos leitores: 31% contra apenas 20% entre os “não leitores”.

Além disso, a importância da leitura na educação infantil vai além do estímulo. Então, por que não trazer esse hábito também para sua vida? Os benefícios que você viu ali em cima também aparecem para os pais leitores.
Aproveite a hora de dormir, antes de ir para escola ou em qualquer outro momento, não importa: criar o hábito da leitura aumenta o vínculo dos pais com os filhos, traz encantamento aos pequenos e é um ótimo remédio na infância! Que tal começar a desenvolver esse hábito com os livros Tenho Monstros na Barriga e Tenho mais Monstros na Barriga?

Viu como é importante criar o hábito da leitura nas crianças? O que você costuma fazer para estimular seus filhos a lerem? Deixe suas sugestões aqui embaixo!

Posts relacionados

Não classificado

A pandemia nos obrigou a olhar para dentro

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, onde vivemos e como nos socializamos. Mas as grandes mudanças não serão provocadas por um vírus externo. O lockdown nos obrigou a olhar para dentro. Um momento assustador e

Leia mais...
Profissionais

O Futuro é Plural

O Vale do Silício é frequentemente citado como “a capital mundial da tecnologia”, um lugar que é símbolo do futuro e da inovação. Em grande parte, é daqui que surgem as maiores disrupções da tecnologia

Leia mais...