O ambiente escolar na educação infantil é um espaço onde as crianças passam grande parte do seu tempo durante esse período. Nessa dinâmica, o suporte do professor é valioso para o desenvolvimento humano, envolvendo a socialização e aprendizagem. Quer saber mais? Continue lendo!
Quando o espaço de ensino é acolhedor e opta por escolhas que nem sempre são exatamente as tradicionais, o resultado tende a ser crianças mais interessadas e capazes de desenvolver a criatividade. O suporte do professor e um ambiente seguro tornam-se imprescindíveis tanto na evolução da criatividade quanto de outras competências socioemocionais, possibilitando bons resultados no ensino.
Os 3 pilares do ambiente escolar
A tríade do ambiente escolar na educação infantil envolve as seguintes características: integração entre o educador, o planejamento pedagógico e a organização dos lugares, que funcionam como mais um elemento educativo.
A organização, a manutenção e a segurança da escola mostram muito sobre a vida que se desenvolve nas crianças e as possibilidades de se utilizar os espaços disponíveis.
Mais suporte, mais aprendizado
Aprender é um processo que deve fazer sentido desde o início. Ao mesmo tempo, ensinar é uma atividade contínua e os pequenos precisam notar que o suporte do professor e um ambiente seguro estão ali para serem seu porto seguro. Ou seja, sentirem que existe uma relação de carinho, segurança e de reciprocidade.
Um estudo divulgado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), apontou que o desempenho de alunos inseridos em um ambiente escolar na educação infantil com boa infraestrutura é visivelmente superior ao desenvolvimento dos que estão em escolas que não possuem um ambiente adequado.
Espaços criam experiências no dia a dia da escola
É fundamental considerar o espaço físico como pedagógico, e entender que nem só a sala de aula é adequada para o processo de aprendizagem que se desenvolve dentro da escola.
Laboratório de ciências, biblioteca, brinquedoteca, laboratório de informática e tarefas extracurriculares são recursos incríveis dentro do ambiente escolar na educação infantil.
Instituições que investem nessas atividades proporcionam um ensino de qualidade, além de fazer com que a criança se sinta confiante e segura para aprender, imaginar, criar e se relacionar com outras crianças do seu convívio.
Tais aptidões fazem parte de uma cesta de habilidades, conhecidas como competências socioemocionais. Elas trazem inúmeros benefícios para o aprendizado, melhoram os resultados acadêmicos e ajudam os alunos a serem mais saudáveis e bem-sucedidos tanto na escola quanto na vida.
Você deve estar se perguntando: mas como aprimorar o suporte do professor e um ambiente seguro? A seguir vamos apresentar algumas dicas!
1. Cultive uma horta
Espaços Verdes são fundamentais para que as crianças explorem o ambiente e tenham contato com a natureza. Além do jardim, é possível ter horta e pomar para a realização de atividades. Porém, cuidado na escolha das plantas: sementes, flores e folhas podem ser levados à boca pelas crianças.
2. Incentive a leitura
Invista no cantinho da leitura para o ambiente escolar na educação infantil, incluindo livros de história de papel, de tecido, de plástico, e outros materiais; revistas em quadrinhos, por exemplo, e livros confeccionados pelos próprios alunos.
3. Cantinho da dramatização
O cantinho da dramatização pode incluir um espelho afixado de acordo com o tamanho das crianças, trajes dentro de um baú como, por exemplo, fantasias, acessórios como chapéus de mágico e de palhaço. Que tal um pequeno tablado de madeira, onde as crianças podem apresentar as dramatizações?
4. Sala multiuso
Vale ter um espaço para atividades especiais, servindo como alternativa à biblioteca e sala de vídeo. Contribui para as experiências com diferentes linguagens – plástica, simbólica, musical, oral e escrita. Coloque colchonetes, pufes, almofadas de diferentes tamanhos e texturas, televisão, aparelho de som, trabalhos de desenho e pinturas.
5. Explore a criatividade
A criatividade faz parte do desenvolvimento cognitivo das crianças. O cantinho de artes é uma excelente alternativa! Inclua materiais necessários para os alunos realizarem atividades de artes, como, por exemplo: tinta guache, pintura a dedo, anilina dissolvida no álcool, massa de modelar, revistas para recorte, tesouras, cola, folhas brancas para desenho, lápis de cor, giz de cera, hidrocor e outros.
Mude o seu planejamento pedagógico!
Como vimos ao longo do post, o ambiente escolar na educação infantil faz toda diferença no aprendizado dos seus alunos. Aliado a isso, as competências socioemocionais vão potencializar os resultados acadêmicos, desenvolvendo crianças para o futuro. O curso online elaborado por Tonia Casarin – Competências Socioemocionais para Educadores é uma forma acessível para se adaptar à nova realidade de didáticas e ensinos.