Quem nunca brincou de se fantasiar de seu personagem favorito, de um super-herói ou de alguma princesa que você admirasse? O mundo das fantasias é fundamental para o desenvolvimento da criança, incluindo na assimilação do conhecimento. Portanto, não subestime a importância do lúdico na aprendizagem.
Você já parou para pensar como os personagens podem auxiliar seu filho a entender valores importantes, que ele vai levar para a vida toda? Neste post, vamos conversar um pouco sobre isso.
Qual a importância do lúdico na aprendizagem?
Veja como a fantasia pode auxiliar na educação escolar e profissional do seu filho:
Inteligência emocional
A fantasia é uma ferramenta que seu filho tem para assimilar valores, expressar o que sente, experimentar a beleza da espontaneidade e de um mundo sem regras. É nesse lugar que ele aprende a desenvolver melhor a inteligência emocional.Estar na pele de um personagem com a fantasia ajuda a criança a se colocar no lugar dele e a tomar decisões sob a perspectiva do personagem. Isso reflete a empatia e a tomada de decisões!
Preparo para dificuldades
Ao dar vida a um super-herói no mundo do “faz de conta” e fazê-lo passar por desafios, as crianças ensaiam para situações reais difíceis. Enfrentam problemas e buscam soluções criativas em seu repertório para solucionar a questão.
O mundo das fantasias tem a capacidade de transformar um processo complexo em natural. Além disso, o herói vai ao encontro de nossos maiores desejos e, por isso, se torna uma inspiração. Todo mundo quer superar desafios e vencer, e para as crianças não é diferente. É uma maneira de estimular autonomia e autoconfiança.
Empoderamento
Afinal, em um mundo onde a criança tem pouca autoridade e são “dominadas” pelos adultos, a fantasia permite que ela se coloque num lugar de poder, onde ela determina as regras e situações que provocariam medo ou que fariam com que se sentisse vulnerável.
Independência
A brincadeira leva a criança a superar obstáculos da vida real: c omo se vestirs, comer um alimento sem deixar cair, fazer amigos, enfim, como corresponder às expectativas dos padrões adultos.
Quais lições podemos tirar do mundo das fantasias?
Assim, resumimos aqui a importância do lúdico na aprendizagem da criança:
- aprender e desenvolver valores como bondade, sabedoria, inteligência e força;
- aprender a solucionar qualquer problema e ultrapassar obstáculos;
- estimular a memória e a criatividade;
- desenvolver o sentimento de pertencimento. Os super-heróis não tem de se preocupar com os compromissos que caracterizam o mundo real e suas soluções são sempre aceitas;
- assimilar conceitos de liderança e responsabilidade. Repare que as pessoas que procuram os super-heróis pedem que as guiem e resolvam suas dúvidas, enquanto eles não recebem ordens de ninguém;
- aprender a processar emoções e desenvolvem processos cognitivos.
Entendeu a importância do lúdico na aprendizagem socioemocional da criança? Você costuma contar histórias para seu filho? Sugerimos os livros Tenho Monstros na Barriga e Tenho mais Monstros na Barriga para trabalhar as emoções com os pequenos por meio do lúdico na aprendizagem!