Aprender como educar os filhos dá trabalho, não é uma tarefa simples e fácil. Por vezes, os pais sentem-se cansados, estressados, frustrados ou simplesmente sem tempo. Ser pai e mãe exige dedicação, paciência, autocontrole, energia, amor, perseverança… Opa…
Se acendeu uma “luzinha de alerta” em sua mente, é bom não ignorá-la. Pode ser um sinal de pistas importantes do que não está indo bem, caminhando como gostariam. Como dedicar tempo para a educação dos filhos se nunca temos tempo? Priorizar, organizar rotina, estar realmente presente na companhia dos filhos, compreender quais valores são importantes para vocês pais e se sintonizar com as necessidades emocionais dos filhos são algumas sugestões que podem orientar esse processo de educar.
Se o tempo é curto, é preciso que ele seja de qualidade, mas como ele deveria ser? Como educar seus filhos com valores são fundamentais para vocês? E seus filhos, o que eles consideram importante e do que precisam para estar no mundo e se virarem quando forem adultos?
Ok. Não se desesperem. Saibam que educar uma criança não é simples e nem fácil. Afinal, não existe receita pronta. Cada pessoa, família, comunidade, têm suas próprias crenças e valores.
Quer algumas dicas sobre como educar seus filhos? Continue a leitura:
Como educar seus filhos com os valores dos pais?
Quando você começa a educar uma criança, preza por dar a ela os melhores valores e propósitos que conhece. Veja como passar para seus filhos os princípios nos quais acredita:
Faça uma lista
Sugiro um exercício para vocês começarem a se conectar com seus valores e propósitos direcionados à educação dos seus filhos.
Faça uma lista do que é importante para vocês na educação de seus filhos. Exemplos: gentileza, autonomia, autodisciplina, autoestima, habilidade para se relacionar, prática de esportes e boa alimentação.
Você também pode listar tudo aquilo que tem feito para ajudar seus filhos a desenvolver suas habilidades.
Exemplos:
- combino que meu filho deverá ajudar a família a realizar algumas tarefas para casa, mas que sejam apropriadas a sua faixa etária;
- convido amigos para brincar com meu filho ou incluo atividades com crianças nos finais de semana;
- dedico um tempo diariamente para conversar ou brincar com meus filhos;
- organizo a rotina de sono, alimentação, estudo e me certifico de que será cumprida.
Observe os sabotadores diários
Note o que tem desviado vocês de seus objetivos, considerando pensamentos sabotadores:
- “Estou muito cansado hoje. Compenso no final de semana com um passeio no clube ou qualquer outra atividade”;
- “Ele é muito desobediente. Não tem jeito, ele sempre será do contra!”;
- “Vou deixá-lo jogar só mais um pouco de videogame pois ele insistiu muito e fica tão tranquilo…”;
- “Não sou uma boa/bom mãe/ pai”;
- “Meu filho poderia ser igual a seu amigo que é tranquilo, educado, obediente…”.
Além dos pensamentos, há também os comportamentos sabotares: superproteção, adiamento (“deixa para lá”), críticas, promessas não cumpridas, falar demais e não ouvir, permissão para a criança fazer o que tem vontade sempre, fazer as tarefas da criança…
E as emoções desconfortáveis, será que você também costuma sentir?Tristeza, frustração, raiva, medo, ansiedade, preguiça, ciúmes…
Seja realista
Reflita e liste comportamentos orientados para aquilo que é importante na educação das crianças. Mas, lembre-se de que saber como cuidar de seus filhos é ser, acima de tudo, realista. Vocês não são máquinas! Veja algumas dicas de atividades que você pode incluir no dia a dia:
- tenha um tempo para jogar, brincar e conversar com meu filho diariamente;
- organize e cumpra uma rotina adequada e realista de sono, alimentação e estudo, apesar dos protestos que a criança possa fazer;
- escutar mais meu filho;
- faça promessas que você realmente vai cumprir: o cinema do final de semana e a leitura do livro antes de dormir, por exemplo;
- aceite suas imperfeições: você pode (e deve!) errar e aprender com seus erros.
Esse exercício ajudará vocês a se aprofundar com seus valores, entender melhor quais obstáculos desviam daquilo que traçaram como fundamental para a educação dos seus filhos e a se conectar com aqueles que estão em sintonia com o que acreditam.
É preciso entender que alguns desvios vão acontecer, assim como reavaliações das estratégias que escolheram, pois afinal vocês não são robôs que seguem mecanicamente um script pré-programado. Sempre haverá obstáculos ou mudanças no meio do caminho, mas o importante é estar atento e consciente ao notar o que realmente é fundamental para vocês e seus filhos, e aos rearranjos que precisarão fazer, aceitando que ninguém é perfeito. Desta forma, vocês vão aprender a realizar escolhas mais comprometidas com seus valores, libertando-se de automatismos que os levam a repetir sem refletir aquelas práticas disciplinares que aplicam porque conhecem, mas sabem lá no fundo de suas mentes e corações que de fato não servem mais, não funcionam como gostariam.
Como você viu, saber como educar seus filhos é um processo de aprendizagem diário, portanto não deve ser negligenciado. Agora, é arregaçar as mangas e começar o trabalho, comemorando cada ganho e sucesso, reavaliando o que não deu certo.
Para se aprofundar nesse assunto, tenho um curso que vai otimizar ainda mais o processo. Conheça mais sobre Emoções em Família e Tsunami Familiar.