A função do psicólogo nas escolas é pauta entre o corpo docente e pais, por reforçar cada vez mais a necessidade do suporte desse profissional nas instituições escolares.
No final de 2019, foi aprovada a Lei 13.935/2019 que dispõe de serviços de psicologia nas redes públicas de educação básica.
As vantagens da presença de um profissional no meio escolar são inúmeras, pois o psicólogo auxilia também no desenvolvimento do autoconhecimento e habilidades socioemocionais. Venha saber mais!
O poder do psicólogo nas escolas
A presença do psicólogo no meio acadêmico, pode ajudar em situações: bullying, aconselhamento familiar e profissional, ou até mesmo detectar a necessidade de um tratamento mais especializado.
Além disso, ele é fundamental para mostrar atitudes, relações, afetos e comportamentos que constituirá como pessoa – aluno ou professor -, determinando assim as suas personalidades.
Para os pequenos, a presença de psicólogos é ideal para acompanhamento do desenvolvimento dessa criança e para estimular a aprendizagem emocional delas.
Quais são os benefícios?
Já soltamos dicas das diversas vantagens de ter um psicólogo nas escolas! Esse profissional precisa sim ser levado muito a sério pelas famílias e pelos pedagógicos.
Alguns dos benefícios são:
1 – Auxilia o autoconhecimento dos alunos;
2 – Ajuda o processo de aprendizagem;
3 – Resolve conflitos;
4 – Valoriza as diferenças individuais;
5 – Ajuda no desenvolvimento de professores.
Ainda vivemos em uma sociedade receosa e com muitos tabus diante do apoio psicológico.
No entanto, temas como inteligência emocional e habilidades sociemocionais se tornam mais presentes dentro e fora das escolas, reforçando a importância de uma saúde mental mais saudável, principalmente para as crianças.
Como funcionará os serviços psicológicos na rede pública?
Segundo a nova lei, entre as funções desses profissionais, temos: desenvolver ações para melhorias da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, com a participação da comunidade escolar, atuando na mediação das relações sociais e institucionais.
O sistema de ensino público terá até 1 ano, a partir da data de publicação da lei, para implementar e se adequar às normas.
Dicas de como o psicólogo pode agir no ambiente escolar
Devemos reforçar a relevância desse apoio em todas as escolas, sejam públicas ou privadas. Você ainda está com dúvidas da função do psicólogo nas escolas? Confira abaixo:
1 – Ajudar educadores a refletir sobre sua infância, para compreender a infância de seus alunos;
2 – Desenvolver ações preventivas junto ao corpo docente; bullying, uso de drogas e entre outros;
3 – Auxilia na identificação de contextos de violência dentro da escola;
4 – Identifica métodos de ensino mais eficazes;
5 – Apoia no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
A escola também é lugar para cuidar da saúde mental!
Alunos e educadores devem ter todo apoio por parte da instituição de ensino, principalmente à saúde mental.
Diversos problemas como alta cobrança, pressão, bullying, conflitos familiares e profissionais são comuns na vida de qualquer um e, querendo ou não, impacta no cotidiano profissional e educacional.
O cuidado com a saúde mental precisa ser prioridade não só no meio acadêmico, mas fora dela também. Abrace o apoio de psicólogos nas escolas e permita que seu filho ou, você, educador, tenha uma saúde mental mais saudável!