O tempo passa e o mundo se transforma. Novos estudos surgem, tecnologias aparecem e a educação continua sendo um dos setores que mais se renovam a cada dia. Muito se questiona sobre qual o papel do professor nos dias de hoje, e é exatamente isso que vamos conversar no post. Acompanhe!
A educação infantil é primordial na formação de um indivíduo, no que diz respeito não somente à transmissão de conhecimento, mas também ao englobar questões relacionadas ao amor, fraternidade, dignidade, solidariedade, responsabilidade, ética e outros valores fundamentais para a convivência da criança na sociedade.
E aí surge a questão:: qual é o papel do professor? Antes, o educador apenas repassava conteúdos e os alunos absorviam/memorizavam, sem qualquer reflexão. Agora – mais do que nunca – a proposta é sempre buscar desenvolver conhecimento, contribuindo para o crescimento cognitivo da criança.
Educação está diretamente ligada à experiências!
O papel do professor em sala de aula passa a não ser apenas o de um transmissor de informações para alguém que vai ter sintonia com o aluno, criar conexões, aprimorar relacionamentos, proporcionar experiências e muito mais.
Você, educador, adquire a tarefa importante de formar cidadãos e de desenvolver neles a capacidade crítica da realidade, para que possam utilizar o que aprenderam na escola em diversas situações do dia a dia.
Em vez de detentor do conteúdo, o papel do professor deve alternar-se entre as figuras do mediador, facilitador e mentor, permitindo assim que os jovens estejam no centro de seu próprio processo de aprendizagem.
3 palavras-chave sobre o papel do professor
É fundamental estar aberto a ideias, renovar suas práticas pedagógicas e também ser um aprendiz com as vivências entre os alunos, por que não? Assim, para possibilitar um aprendizado em todos os âmbitos da vida, o educador transita entre facilitador, mentor e mediador.
Continue a leitura e veja o que significa cada um deles:
1. Facilitador
Um facilitador é uma pessoa que assiste um grupo com objetivos em comum — inclusive ajudando a criá-los, além de alcançá-los. Ele intervém apenas para corrigir técnicas ou apresentar questões que possam indicar novos caminhos, como nas discussões em sala de aula.
A responsabilidade do facilitador é dar aos alunos as condições necessárias para que desenvolvam pensamento crítico e lógico, deixando que reparem seus próprios erros e recompensando criatividade, ao invés de exigir uma linha de raciocínio única.
O papel do professor como facilitador é fazer as perguntas certas, sempre desafiando e estimulando os alunos a irem além.
2. Mentor
O mentor atua como uma figura de suporte e motivação, conectando as atividades exercidas com as ambições, os valores e os objetivos pessoais de cada criança. O educador precisa, portanto, conhecer as peculiaridades de sua classe, bem como construir uma relação de confiança.
Encoraje o estudante a gerir seu próprio aprendizado, faça ele ir atrás de seu desenvolvimento além do que é exigido pelo currículo escolar.
3. Mediador
O mediador trabalha principalmente com a ligação entre diferentes significados previamente assimilados, utilizando novas tecnologias e outros recursos disponíveis que estimulem a mão na massa. Explore formas de aplicar conceitos em situações fora do comum, amplie o processo de aprendizado!
Qual o papel do professor na relação com a família?
A relação família e escola é inerente ao processo educativo! Pode-se afirmar que os valores morais que são orientados pela família fazem com que os educandos reconheçam a escola como espaço de exercício de cidadania, com direitos, deveres, normas e regras. Isso porque as instituições escola e família têm objetivos comuns, no sentido de formação do caráter, de construção de conhecimento e de autoafirmação de cada um deles.
Quando os pais têm consciência da importância de seu apoio junto à instituição escolar, o papel do professor torna-se muito mais eficaz. A família é o suporte para que a educação da criança prevaleça na sua vida escolar.
Engana-se quem pensa que o papel do professor é apenas ensinar. Ele também é um dos responsáveis por estimular atitudes respeitosas por parte das crianças: o professor ensina o seu filho a respeitar os demais colegas de classe, a aguardar a vez dele na fila, a ser gentil com as outras pessoas que trabalham na escola, entre outras atitudes que, consequentemente, serão levadas para fora do ambiente escolar.
Comece hoje essa nova realidade!
Sendo assim, o educador deve fazer a ponte entre a teoria e a prática. Como consequência, levar seus alunos a serem líderes de si mesmos e serem questionadores – cidadãos que farão a diferença no mundo.
Uma das formas de fazer isso é investir nas competências socioemocionais, que fazem parte da nova realidade do mundo. O curso online elaborado por Tonia Casarin te convida a entender sobre as emoções e como trabalhá-las na prática, ideal para você exercer esse papel tão importante e primordial na vida das crianças. Clique aqui para conhecer!