Quando a criança cursa os ensinos fundamental e médio, ela precisa sair com um conjunto de habilidades básicas que vão servir para sua futura aprendizagem. Essas competências são fundamentais para o desenvolvimento durante a juventude. Portanto, para que todas as crianças tenham a mesma oportunidade, foi desenvolvida a BNCC.
Para o educador, conhecer a BNCC é fundamental. Ela permite que seu trabalho seja feito segundo as normas de educação vigentes no Brasil. Mas além disso, ela também desenvolve competências emocionais na criança.
Quer saber mais sobre o assunto? Descubra agora o que é BNCC:
O que é BNCC?
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento que determina as competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica.
Ela também especifica que essas competências, habilidades e conteúdos devem ser os mesmos, independentemente de onde as crianças, os adolescentes e os jovens moram ou estudam.
É um documento extremamente relevante e necessário para a qualidade da educação, uma vez que direciona os currículos escolares.
A grande inovação que a BNCC trouxe para a educação brasileira é a adoção de uma concepção chamada educação integral, ou seja, uma educação que contempla todas as dimensões do desenvolvimento humano.
Nela, é dado um foco para as tais competências gerais — um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que a gente precisa desenvolver e que está conectado com os desafios que o mundo contemporâneo exige. Ou seja, não adianta o aluno saber ler e escrever se ele não sabe escutar, se comunicar e expressar suas ideias com clareza.
O documento reforça que, assim como o desenvolvimento cognitivo, as competências socioemocionais deverão ser aprendidas nas salas de aulas.
Como a BNCC estimula o desenvolvimento de competências socioemocionais?
De acordo com a BNCC, é essencial que os estudantes sejam capazes de:
- respeitar e expressar sentimentos e emoções, atuando com progressiva autonomia emocional;
- atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros;
- conhecer e respeitar regras de convívio social, manifestando respeito pelo outro.
A ideia é que se as crianças aprendem habilidades socioemocionais. Assim, elas vão ter consciência de quem são, quais são seus pontos fortes, como se desenvolver e trabalhar essas áreas.
O objetivo dessa inclusão é engajar os alunos nas salas de aula a investir em seu próprio aprendizado, sabendo que cada um deles tem potenciais que devem ser explorados.
Diante desse novo contexto da educação, é importante que os professores se preparem adequadamente para integrar essas habilidades socioemocionais não de forma isolada, como uma disciplina complementar, mas de uma forma que elas se conectem aos componentes curriculares.
Pensando em ajudar os professores nesse desafio, desenvolvi o curso online Competências Socioemocionais para Educadores, onde os ajudou a integrar essas habilidades no dia a dia da sala de aula.
E vocês, já começaram a desenvolver essas habilidades em suas aulas?